20.1.10

OUTRA FALHA

Este ano tem sido mau! Estou a falar (escrever) sobre a a ligação á Internet, claro. Mas já agora pode-se dizer que nem só a ligação virtual tem estado mal, pois para tanto basta recordar o abalo sismíco verificado no Haiti há uma semana, para concluir que as coisas não vão bem por esse mundo fora.
Porém, a esta, e outras desgraças que irão ocorrer no presente ano, juntar-se-à a fome e a crise económica que terá uma vida longa que poderá ir para além da década. No entanto os grandes criminosos - e não se lhe pode dar outro nome - que causaram a presente crise continuam a gozar as suas riquezas e ainda a fazer fortuna à custa de quem menos possui. É que de facto, os Estados que são controlados por uma chusma de políticos sem sensibilidade humana, em vez de penalizarem os infractores ainda lhes forneceram benefícios, com a abertura de fabulosas linhas de crédito, principalmente aos bancos, como reconhecimento de que o crime compensa.
Essa verdadeira auto-estrada da impunidade é hoje uma imagem de marca, e exige daqueles que menos têm que façam sacrifícios e passem fome. Os ordenados dos mais desfavorecidos são congelados, os rendimentos dos mais afortunados crescem numa espiral devoradora dos dinheiros públicos. As políticas sociais recebem migalhas enquanto ao grande capital empresarial é distribuído um maná de euros que em vez de irem para factores produtivos, são aplicados nos mercados da bolsa, grande mansão dos jogos especulativos. Mais uma falha do sistema político internacional que ao pé das falhas da Internet é um autêntico monstro.

Sem comentários: