23.2.10

O GENERAL E O FILÓSOFO

Recupero hoje outras reflexões, menos românticas que a última e mais circunspectas, mas de igual modo importantes para a nossa vida enquanto sociedade. A minha formação de base, clássica, levou-me a estudar filósofos e generais do passado que marcaram em cada momento os destinos da humanidade por uma ou outra razão!
Sócrates, Aristóteles, Platão foram personagens com quem tive de "conviver" intelectualmente, bem como a Alexandre da Macedónia, Aníbal ou Júlio César me vi obrigado a "seguir" nas suas vitoriosas ou desastrosas campanhas. Por isso, servindo-me um pouco disso resolvi fazer hoje um certo paralelismo com duas figuras da actualidade política do nosso país e que (por acaso) até têm denominação semelhante a dois dos indivíduos antes referidos.
Sócrates, filósofo grego que viveu entre 469 e 399 Antes de Cristo, terá sido o verdadeiro "pai" da filosofia, deixando como expressão emblemática a célebre frase "só sei que nada sei" tentando desse modo esclarecer os seus contemporâneos que todo o conhecimento resultava da constante dúvida e do seu encadeamento lógico para atingir a verdade! Considerado pelos atenienses como um corruptor dos jovens através da sua prática filosófica foi condenado à morte pela ingestão de cicuta, um veneno mortal.
Aníbal, foi um famoso general cartaginês que terá nascido na Península Ibérica e viveu de 247 a 183 Antes de Cristo! Um dos seus maiores feitos foi o de ter desafiado o Império Romano e chegado às portas da cidade eterna (Roma), com um exército enorme, com a curiosidade de ter utilizado elefantes para traçar a sua marcha pela Ibéria, passando os Pirenéus e os Alpes até chegar à Península Itálica. Sendo considerado um dos maiores estrategas militares, dir-lhe-ia certo dia um dos seus subordinados: "tu sabes vencer mas não sabes aproveitar-te das vitórias".
****
Em Portugal, Sócrates também é acusado de "corruptor, ou corrupto", dizendo continuamente que não sabe de nada, falta descobrir se também irá ter a sua cicuta! Aníbal (Cavaco Silva), também sabe vencer e tem afrontado o Império (leia-se governo) com uma estratégia de desgaste contínuo, mas não se compreende o que pretende fazer com a sua vitória!

Sem comentários: