10.7.10

HAJA VERGONHA!

Lendo alguns dos nossos clássicos, ou mesmo de alguns de outras nacionalidades, temos a sensação de terem escrito para os homens (leia-se governantes) de hoje e não para os de antanho. Não vou aqui referir cada uma das passagem que poderemos encontrar no Camilo, no Eça, no Ramalho ou outros como Balzac.
Apenas me apercebo que depois de a sociedade ter dado passos gigantescos de desenvolvimento, há umas décadas para cá voltamos para trás. Isto é verificou-se um autêntico retrocesso e que foi protagonizado exactamente por aqueles que supostamente teriam meios e conhecimentos para o evitar. Quer dizer que não aprenderam nada, que estão cada vez mais estúpidos! Ou então que se venderam ao "diabo". Pois acho que esta é a hipótese mais correcta. Haja vergonha é o que se pede a tais senhores que hoje nos pedem tudo, que hipotequemos não só o presente mas também o futuro!
O renascimento da filosofia capitalista "da mão invisível" que surgiu após a queda do muro de Berlim, em termos sociais, e pela acção de Tatcher e Bush (pai) em termos políticos, se bem que ambas se entrelacem, já mostrou que vai levar o mundo ao caos e há quer ter consciência e entrega social (políticas públicas sociais). Haja vergonha ao menos uma vez, por aquilo que estão a fazer à sociedade do século XXI, cada vez mais parecida com a do século IXX. Pede-se vergonha apenas!

Sem comentários: