27.3.10

E MUDA A HORA

Mais logo, entrados no dia de amanhã (domingo), manda a prática e os padrões internacionais que se adiante o relógio em uma hora, ou seja quando for uma hora da manhã, os ponteiros serão deslocados para as duas!
Digo sinceramente que acho isto um autêntico absurdo, quando se sabe que chegando a Outubro terá de ser feito o processo contrário. Mas além disso, devo dizer que é uma coisa com a qual me dou extremamente mal em termos fisiológicos. A estas duas alterações que todos os anos temos de fazer nos nossos relógios está convencionado chamar-se a hora de Verão (a que vai ser feita agora, adiantando) e a hora de Inverno (a 31 de Outubro, atrasando). Quer queiramos quer não, esta "palhaçada" está prevista legalmente e rege-se por aquilo que se determinou chama Tempo Universal Coordenado (UTC, sigla inglesa) e foi introduzida nas nossas vidas somente para beneficiar as correntes económicas, ainda que se diga também que traz vantagens para o corpo humano... a mim não traz!
Quanto ás raízes económicas e históricas, recordo que já em 1784 Benjamin Franklin, publicou um artigo num jornal francês, defendendo que se em França se adiantasse o relógio uma hora no Verão, seriam poupadas 32 mil toneladas de cera de velas por ano! Porém só com a I Guerra Mundial (1914-1918) esta teoria foi posta em prática para poupar energia! A partir daí, chega-se a esta época ... e muda a hora!
Por mim continuo a dizer... não gosto nada disto, mas como não mando nada lá tenho de andar a acertar os relógios todos... os mecânicos e os biológicos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu também acho uma estupidez isto das horas...

Ora adianta, ora atrasa...

Mas já estou como tu, não posso fazer nada, é aguentar LOL

*Kiss*