22.7.10

MAU PRESSÁGIO!

Foi hoje aprovado um diploma legislativo que permite que todos os espaços comerciais estejam abertos os sete dias da semana entre as 6 horas e as 24! Essencialmente este teve como objectivo beneficiar os grandes espaços, que aliás vinham fazendo esta "guerra" há muito tempo, argumentando que era melhor para as famílias porque tinham mais tempo para as compras e que permitiria o aumento do emprego!
Se no primeiro caso até podemos estar perante a verdade, já o segundo, quase que aposto a minha vida que vai servir para uma maior exploração, com pessoas a trabalharem perto de 18 sem quaisquer direitos e sem ninguém que as defenda, porque se fizer queixa vai para a rua e os organismos de inspecção não estão preparados (porque os governantes não querem) para acorrer a todas as situações. Belmiro e Paulo de Azevedo no seu "Continente" (e outros da mesma laia) vão de certeza criar mais umas centenas de "escravos". Mau presságio sem dúvida porque este propósito a curto/médio prazo vai ser extensivo a todas as actividades.
Mau presságio, também a proposta das duas deputadas em nome do Partido Socialista que queriam acabar com alguns feriados e alterar outros, que parece foi chumbada, mas vinha na linha do diploma que acima referimos. Pois se tudo não passa de uma questão de produtividade acabe-se com os descanso aos sábados e domingos... obrigue-se as pessoas a fazer dois turnos de oito horas... já agora acabe-se com as férias, com o subsídio de férias com o 13º mês, com o vencimento mensal!!! Está visto aquelas senhoras nunca fizeram "ponta de corno" na vida e isso é um mau presságio!

2 comentários:

Unknown disse...

estou de acordo com o Virgílio. mas acho que vamos perder muitas das coisas que tinham sido conseguidas anteriormente, como uma maior segurança no trabalho (eu em 24 anos de trabalho nunca a senti... mas sei que existia...) que precederá a redução de salários. acho que a generalidade da população vai ser cada vez mais escrava sim. não que concorde... também acho que o Belmiro não será o pior. tenho um familiar a trabalhar numa das suas empresas e quando refere as suas condições de trabalho, elogia-as em relação à concorrência... mas não sei...

Anónimo disse...

Tens toda a razão em todo o texto...

Vai haver mais exploração e as pessoas coitadas tem que se calar...

O nosso país esta a ir cano abaixo a olhos vistos...

Assusta-me... E muito!

Beijinhos