19.4.10

É SÓ FUMAÇA

Ficou célebre a frase proferida pelo, já extinto, Almirante Pinheiro de Azevedo, então primeiro-ministro de Portugal, quando (se não elaboro em erro) a 10 de Novembro de 1975, na sequência do lançamento de granadas de gás lacrimogénio pela Polícia Militar, e uns petardos por militantes do PRP para o meio dos populares que se manifestavam a favor do governo: "É só fumaça!"
Foi de uma das varandas do Terreiro do Paço, acompanhado por outras individualidades da política portuguesa, quando o país vivia em ebulição completa, na época do PREC que o voluntarioso militar se exprimiu desse modo, logo concluindo com uma calma fora do comum em situações de confronto, "o povo é sereno"!
Não era isto que eu queria aqui trazer... mas o seu conteúdo histórico é de tal forma apetecível que aproveito o contexto para enquadrar os recentes acontecimentos vulcânicos da Islândia! Quando toda a Europa anda em grande alarido pelo prejuízo que as cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajoekull (nome estranho e muito difícil de pronunciar), poderão vir a causar, ainda que indirectamente, na economia, os calmíssimos islandeses, vizinhos daquela força, da natureza pouca ou nenhuma preocupação têm demonstrado, a não ser proteger o seu gado! E tanto quanto ouvi ontem trataram de colocar ovelhas e cavalos (a sua maior riqueza) dentro das próprias casas onde habitam! Nem sequer colocam a hipótese de serem evacuados porque para eles aquilo ... "é só fumaça"!
Como afinal se é (e pode ser) feliz com tão pouco!

Sem comentários: