10.6.10

DE PORTUGAL

Passei a noite a ler! Não tinha sono e a leitura dá-me prazer! Quando porventura tenho alguma companhia na minha morada me dou então a outros prazeres, o que já não acontece desde sábado passado! Mas adiante que as intimidades não são para aqui chamadas, nem a respectiva ficaria satisfeita se soubesse que eu estava aqui a escrever que passou a noite de quinta e de sexta entre os meus lençóis, que ela própria pôs na máquina de lavar, antes de sair para trabalhar, no sábado à tarde!
Desta feita desperdicei a noite em leituras! Seriam cerca de seis da manhã, já havia claridade, quando me deixei derrubar pelo cansaço e só acordei por volta das dez! Ao contrário do que se poderá supor estava bastante fresco e ainda fiquei melhor depois de um duche de água morna que se calhar vai agravar a constipação que transporto desde terça-feira! Mas este é outro dos prazeres de que não abdico... um bom duche com água à temperatura adequada, quente no inverno, fria no verão e morna durante o resto do ano!
Já tinha tomado o pequeno almoço quando me lembrei que hoje era dia de Portugal. Dia que se celebra pela homenagem póstuma a um dos maiores vultos da escrita portuguesa, Luís Vaz de Camões, o insigne autor de "Os Lusíadas". E foi recordando isso que direccionei a minha atenção para os dias de hoje... ou pelo menos dos tempos que temos vivido! A pátria é ingrata para com os seus filhos e quando lhes presta alguma homenagem já eles são apenas cinzas, a não ser que porventura caiam nas boas graças de alguém e vejam uma alameda de favores estendidos a seus pés e facilidades para conseguirem vencer! Não é preciso vasculhar muito... basta ver como vive a maioria dos reformados (aposentados) de Portugal! Infelizmente é de miséria que se fala quando se fala em Portugal!

Sem comentários: