10.2.11

NÃO PERCEBI...

José Sócrates parece que não é deste mundo, nem deste país! Ontem rejubilou de satisfação, ao saber que a cobrança de impostos estava a cumprir os parâmetros definidos no Orçamento, com a justificação que era um sinal da dinâmica da economia! Esqueceu-se de ler ou ouvir que no ano que passou se registou um aumento de 80% nas famílias que declararam falência, isto é que não têm hipóteses de sobreviver! Não percebi a sua alegria!
Hoje, ele e os seus comparsas, voltaram a mostrar-se felizes. Primeiro com benesses às empresas exportadoras e depois fazendo a festa no Parlamento pelo aumento das exportações portuguesas, e se este aspecto não o condeno, já o outro me deixa alguma dúvida! Sinceramente não percebi qual o seu alcance!
As empresas que tiverem trabalhadores no estrangeiro vão ter benefícios fiscais? Então do modo como está o Código de Trabalho, alguns patrões sem escrúpulos vão obrigar os trabalhadores a irem para o estrangeiro fazendo lá o trabalho que lhes interessar e quem não obedecer já sabe o caminho da rua está aberto! Despedimento pois claro!
Ou então as empresas passam a contratar trabalhadores desses países, principalmente naqueles onde te trabalha por uma mão-cheia de arroz e aumentam os lucros porque recebem apoios do Estado, têm mais mão-de-obra e mais barata e quanto aos trabalhadores portugueses, resolvem o problema com a sua dispensa! Despedimentos pois claro!
Por outro lado, se alguns trabalhadores até arriscarem ir para o estrangeiro ou serão quadros superiores ou todos os outros irão para morrer à fome tal é a diferença de vencimentos desses países (se forem países desenvolvidos) e o patronato pagará o ordenado que cá se pratica. Se pelo contrário forem para países de rendimentos mais baixos é esse que lhe pagarão e ficam por cá os familiares a viver à mingua! De facto não percebi o que quer este primeiro-ministro!

Sem comentários: