5.2.11

SOBERANIA?

O presidente francês e a chanceler alemã querem impor uma série de normas aos países da zona euro para evitar novas situações de crise. Compreende-se que seja só a estes e não à totalidade da União Europeia, pois é natural que os britânicos contestassem e votassem logo contra, sem qualquer outra discussão.
Na sua génese a ideia até pode ser positiva, já seria um modo de controlar hipotéticas situações de crise no futuro. Porém o pacto para competitividade que estes dois principais países do centro da Europa querem impor, mostra-se como mais uma rude machadada na soberania dos Estados membros da UE. Depois porque tal pacto, e sendo estabelecido neste momento seria injusto, visto a realidade ser diferente de Estado para Estado, mas igualmente numa ocasião em que os desequilíbrios e as assimetrias são mais profundas, condenando de imediato uma série de europeus à penúria ou à miséria.
Aliás a história ensina-nos e com ela devemos saber absorver os maus exemplos do passado para conseguir prever o futuro. No último século e meio, a França e a Alemanha desviaram no seu sentido o eixo do desenvolvimento e as tentativas de domínio da Europa, com os expoentes máximos de Napoleão e Hitler. Depois de guerras sangrentas, confrontos inúteis e desperdícios de meios, aqueles dois viram que poderiam lá chegar por outro modo e estão a conseguir! Há muito tempo que a maioria dos Estados europeus perdeu a sua soberania!

Sem comentários: