9.2.11

A NOSSA (IN)JUSTIÇA

Parece que está marcado para 24 de Outubro o julgamento dos ex-administradores do BCP, que são acusados de manipulação de mercado e falsificação de documentos. Claro que essa será só a primeira sessão do julgamento e se as coisas se passarem como noutros que temos conhecido, poderemos estar neste mesmo espaço, daqui a cinco anos a abordar a questão da decisão final dos juízes, favorável ou não aos acusados!
Sem dúvida que até prova em contrário qualquer cidadão é inocente, facto pelo qual se for a condição dos actuais acusados, acaba por ser uma injustiça verem os seus nomes apontados na praça pública durante muito tempo e sem razão para tal. Mas se pelo contrário, forem culpados, também é uma injustiça porque entretanto já tiraram grandes dividendos das burlas e crimes que supostamente cometeram, além de ser também um prejuízo acrescido para os lesados.
Este padrão da justiça deixa muito a desejar e cria no cidadão comum a ideia de impunidade para um certo tipo de pessoas. É neste contexto que se encaram os casos Freeport, Casa Pia e BPN. Este, hoje a conhecer mais um episódio, com o principal acusado a não se apresentar em tribunal, com a justificação da idade e da saúde e que querendo fazer uma apresentação de PowerPoint, por interposto representante para esclarecer o Tribunal. E eu que pensava que já se podiam fazer julgamentos por vídeo-conferência... ou isso é um serviço só disponível para alguns! É assim que vai a nossa (in)justiça!

Sem comentários: