28.2.11

DIA DE TOMAR

Ora amanhã é o dia do meu concelho. Tanto quanto reza a lápide que se encontra no interior do Castelo dos Templários, erigido num outeiro do lado direito do rio Nabão, Gualdim Pais iniciou a sua construção no dia 1 de Março de 1160. Ao contrário do que lhe havia sido concedido, o grão- mestre da Ordem em Portugal, optou por construir um Castelo de raiz, ao invés de recuperar o de Cera que lhe fora doado por D. Afonso Henriques. Consta que a sua localização era em termos estratégicos muito mais vantajosa por dominar em termos visuais uma grande extensão o que permitia vislumbrar o avanço do inimigo (muçulmano) a longa distância.
Seja como for, por uma ou outra razão que agora não é fácil de descortinar, apesar das muitas especulações que se possam fazer, foi naquele local que a Ordem dos Templários teve a sua sede em Portugal, e onde mais tarde também se fixou a Ordem de Cristo, depois de ter sido localizada em Castro Marim, na sequência da extinção do Templários. O Rei D. Dinis, na minha opinião um dos homens mais inteligentes da história portuguesa, teve a coragem de "obrigar" o Papa a criar a Ordem de Cristo. Assunto que eu por acaso abordo em ficção no meu romance "Em Nome do Pai, do Filho e..." editado em 2009. Aliás da mesma maneira que faço em relação à perseguição aos judeus.
Tomar para uns e para outros teve muita importância, ainda que hoje seja quase ignorado no mapa de Portugal. Mas amanhã é Dia de Tomar!

1 comentário:

Anónimo disse...

É hoje! Então parabéns a essa cidade bonita :)