20.9.10

DIA DE GREVE NO PODER LOCAL

Hoje o dia foi assinalado por uma greve no poder local, isto é no Municípios e Freguesias, onde continuam a prevalecer uns "tiranetes" que só aplicam a lei quando ele lhes é favorável, mas quando acontece o contrário, utilizam todos os subterfujios para dar a volta à questão e deixar os trabalhadores entregues à sua sorte! Fazem obras sem qualquer utilidade, isto é faz-se despesa na sua maior parte para enganar os tolos! Quanto aos investimentos estão sempre à espera que venha qualquer coisa de Lisboa ou de Bruxelas, exactamente ao estilo do Estado Novo, em que as amizades com este ou aquele chefe-de-gabinete ou secretário de Estado permitiam fazer umas coisas muito bonitas, ainda que não fossem práticas.
Desde há cerca de quatro anos que as autarquias deveriam ter posto em prática a aplicação do SIADAP, mas a maioria delas não o fez (incorrendo em crime) prejudicando os trabalhadores quer na sua progressão, quer em termos económicos. Ora como a lei permitia a aplicação da Opção Gestionária em alternativa, muitos dos "tiranetes" resolveram agora seguir esse caminho, mas como entretanto um Inspector-Geral e um Sub-secretário de Estado vieram dizer que isso era ilegal, os tais sujeitinhos agora resolveram recuar. Daí a greve no Poder Local!
Porém o pior pode estar para vir se todos os trabalhadores resolverem levar municípios freguesias à barra dos tribunais (e ainda que estes não mostrem grande rapidez) as consequências podem ser bem piores para aquelas entidades! Se calhar vamos ter alguns desses "tiranetes" atrás das grades!

Sem comentários: