15.9.10

ZANGAM-SE AS COMADRES

A Europa (isto é aquilo a que se designa União Europeia) parece estar a ferver depois de ontem uma conselheira se insurgir contra o presidente francês e as suas políticas de expulsar os ciganos que se encontram no país. A senhora, que é luxemburguesa, fez notar que não esperava uma tomada de posição dos franceses idêntica à que havia acontecido durante a 2ª grande Guerra Mundial, o que fez chegar a mostarda ao nariz do presidente Sarkozy.
O inquilino do Eliseu, não esteve com meias medidas e afirmou logo que as duas acções não são comparáveis e que o Luxemburgo como vizinho da França se poderia disponibilizar para receber alguns dos emigrantes que estão a ser enviados para o país de origem! claro que no Luxemburgo também se registaram reacções a estas palavras, afirmando-se que a pessoa em causa estava a comentar a situação enquanto comissária Europeia e não como luxemburguesa. Parece mesmo uma daquelas histórias que conhecemos da realidade portuguesa "zangam-se as comadres e sabem-se as verdades".
Mas também aqui poderíamos aplicar outro adágio nacional: "em casa em que não há pão todos ralham e ninguém tem razão". Pois é exactamente o ponto em que tal situação se encontra, o que se terá agravado com as palavras de Durão Barroso ao afirmar que a Comissão apoiaria um hipotético processo levantado, contra a França, pela referida comissária. O que manifestando uma insuspeita solidariedade, não deixa de constituir mais uma "acha" para a fogueira. O que promete não ficar por aqui... porque agora há a questão do véu islâmico... e novos episódios se adivinham!

Sem comentários: