14.9.10

REGRESSO AO PASSADO

Se a vida não está bem em Portugal, doutros países também começam a surgir indicadores que nos devem deixar preocupados. A xenofobia está em crescendo! Depois da França, foi agora a vez de Israel também proceder à expulsão de uma série de emigrantes, entre os quais se regista o de 400 crianças, filhas de emigrantes ilegais. Parece incrivél que no século XXI as sociedades optem pelas mesmas medidas que no passado levaram a momentos catastróficos da história. E em qualquer destas situações é de espantar tal atitude!
A França porque teve durante muito tempo o altruísmo de saber acolher com grande carácter humanista no seu seio gente oriunda de muitos países, inclusive de Portugal e de um modo ou outro conseguir enquadrá-la e socializá-la devidamente. Israel por que teve a má experiência da sua diáspora durante séculos que tão nefasta foi para o seu povo como de vantajosa foi para certos reinos e repúblicas europeias. Estamos perante um regresso ao passado!
Já por outras vezes escrevi que estamos a viver uma situação de retrocesso, porém nunca pensei que a humanidade fosse tão longe e desenterrasse fantasmas que julgávamos de uma vez por todas esquecidos. Depois de tanto sofrer, de tantos dramas, de tantas perseguições, o paladinos do presente não aprenderam nada com a história e optam por traçar o mesmo caminho, por cometer os mesmos erros que eles por vezes recriminaram. Os homens têm a memória curta, é o que se pode concluir deste regresso ao passado!

Sem comentários: