13.9.10

MAIS LICENCIADOS... ATÉ PODIA SER POSITIVO

Disse hoje o nosso primeiro ministro que espera alcançar pelo menos mais 40% de licenciados em 2020! Sem dúvida numa primeira abordagem deve louvar-se tal atitude, sabendo-se como se sabe que o nosso país sofre de um grande deficit habilitacional (cultural, educativo e formativo), no entanto pelo que nos tem sido dado a ver nos últimos tempos esse objectivo serve apenas para uma camada da população. Se pessoas com mais habilitações permitem um aumento da produtividade, quer através dos conhecimentos como da disponibilidade, isso não se tem reflectido no bolso de quem Trabalha.
Os ganhos de produtividade têm ido exclusivamente para o lado do patronato, ou para os cofres do Estado através de impostos. O que o primeiro-ministro pretende é que a nova classe de escravos (500 euros/mês) sejam licenciados com trabalho a termo ou com horários desfasados e completamente desajustados da realidade familiar, para assim continuar a garantir o acumular de fortunas a certos senhores.
E isto não é dizer por dizer mal, eu sinto na pele esse tipo de gestão feito pela minha entidade patronal e cada vez mais me convenço que político nenhum (mas mesmo nenhum) está preocupado com o bem estar de seja qual for o trabalhador. O seu único fito é explorar, porque também eles desempenham durante determinado momento o papel de patrões, como tal seguem a cartilha dos mesmos!
Mais Licenciados... até poderia ser positivo, mas será uma nova vertente de escravatura!

Sem comentários: