13.10.10

DE OUVIDOS NO CHILE (I)

À hora a que estou a escrever este apontamento já um terço dos mineiros soterrados, desde 5 de Agosto, na mina de São José, perto da cidade de Copiapó, foram resgatados às profundezas da terra e se juntaram aos seus familiares (pelo menos durante alguns minutos) antes de seguirem para as inspecções médicas.
Com um atraso de duas horas em relação ao que previamente fora anunciado, iniciou-se o resgate dos mineiros. Passavam doze minutos da meia noite (0,12 h) quando Florêncio Ávalos, voltou a ter contacto com o mundo exterior. Seguiram-se Mário Sepúlveda, Juan Illanes, Carlos Mamani (boliviano), Jimmy Alexandre (o mais novo, com 19 anos), Osman Araya, José Ógeda; Claudio Yánez, Mario Gomez (o mais velho, 63 anos), Alex Vega e por fim Jorgr Galleguillos. Ainda faltam mais vinte e dois, além dos três socorristas que entranti foram colocados no fundo da mina para apoiar e organizar a subida.
O mundo está com os ouvidos e os olhos nesta epopeia, que conta com a presença incansável do presidente chileno Sebastian Piñera, a que se juntou o presidente boliviano Evo Morales, numa atitude solidária muito diferente do pensamento dos governantes europeus, que enviariam qualquer secretário de Estado ou chefe de Gabinete. Por outro lado, é de elogiar a solidariedade dos familiares dos mineiros que só se mostram prontos para abandonar o local quando todos os 33 tiverem sido resgatados.
Irei continuar de ouvidos no Chile

Sem comentários: