19.10.10

E POR FIM ... OS OUTROS

Por razões de ordem técnica foi-me impossível concluir o relato da odisseia dos mineiros de São José, mas agora que as condições estão restabelecidas, acho por justiça referir todos os restantes que no dia 13 viram de novo a luz do sol. Foram eles: Pablo Villacorta, Dário Rojo, Yonni Barrios, Samuel Acuña, Carlos Alfaro, José Gonzalez, Renam Àvalos Silva, Claúdio Cortés, Franklin Ramirez, Richard Godoy, Juan Gaete, Raul Ibañez, Pedro Contreras, Ariel Ticona Yañez e Luis Urzúa Iribarren.
Referidos os nomes há ainda a salientar que todos foram resgatados no espaço de 22 horas, tendo sido gastas mais 2 para recuperar os cinco socorristas que entretanto haviam sido enviados para o interior da mina a fim de prestarem apoio e assistência aos mineiros. Ou seja no período de 24 horas concluíram-se as operações que estavam previstas para durar entre 24 e 48, o que pode dizer-se que foi um sucesso.
Contudo e apesar de todo o acompanhamento presidencial e mediático que o acontecimento teve, e pese qualquer vantagem política que advenha ao presidente do Chile de tal facto, não deixa de ser louvável que haja políticos que se preocupam verdadeiramente com os seus cidadãos, ao contrário dos empresários que mais uma vez mostraram a sua insensibilidade.

Sem comentários: