4.10.10

SERÁ MAIS DO MESMO OU A NOVA DITADURA?

Os dados estão lançados, a Europa que se assumia de solidária, orgulhosa da sua enorme vocação para o Estado Social, que apostava no crescimento económico e de uma qualidade de vida sem igual, está prestes a morrer! O modelo social Europeu asfixiou-se a partir do momento em que acreditou cegamente nos mercados! Vamos voltar àquela Europa das Ditaduras dos anos 30/40 do século passado e que no nosso país se prolongou até à primeira metade da década de setenta. O que temos visto nos últimos tempos não deixam dúvidas para tal, e nem estou a escrever sobre a situação que se viveu e vive em França.
O que se passou com a venda de armas à Grécia, ou o que se passou com os submarinos em Portugal são apenas pormenores. A realidade é outra, com a imparável criação de exércitos de desempregados e a redução escandalosa de vencimentos os europeus, mais tarde ou mais cedo vão-se revoltar e encher as ruas, criando um caos alarmante. Ora os Estados só terão um modo de parar essa avalanche que é com recurso à repressão, e à medida que esta se for mostrando maior irá ser a contestação, e qual bola de neve a repressão chegará ao ponto de limitação das liberdades essenciais. Alguns leitores estarão a pensar que sou "taralhoco", pois recordem o passado recente nos últimos 100 anos e vejam se o caminho não está a ser exactamente o mesmo, o que irá ter um desfecho similar!
Aliás só assim se compreende que antes de anunciar os cortes a aplicar na administração pública mas que irão ser extensivos aos privados, o governo português tivesse assegurado aos elementos da PSP, o respeito pela seu direito ao pagamento das progressões. São pois estas (e outras) forças da autoridade que virão para a rua fazer o trabalho "sujo" que os governantes lhes vão impor quando as coisas começarem a aquecer.

Sem comentários: