22.10.10

ELES PROTEGEM-SE!!!

Ora nada de mais natural que os semelhantes se protejam uns aos outros. Vem isto a propósito da notícia do "Sol", segundo a qual os autarcas com problemas junto do Tribunal de Contas iam todos ser deixados em descanso, sem que nenhuma acusação recaísse sobre eles. Isto tudo por via de uma norma que está incluída na proposta de Orçamento de Estado para 2011, apresentada pelo governo!
Mas nada disto é de admirar no "autêntico esgoto de mexórdias" em que se tornou o nosso país, onde se pode ser eleito, ainda que tenha sido condenado em Tribunal, já nada nos colhe de surpresa. De agora em diante os presidentes de Câmaras e respectivos vereadores podem fazer as trafulhices que bem lhes aprouver que ninguém lhes pode tocar, bem ao contrário daquilo que eu penso que deveriam ser julgados, condenados quando se justifica, presos se o crime o indicasse e devolver todo o dinheiro mal gasto durante os respectivos mandatos e o correspondente vencimento que excedesse o ordenado mínimo nacional. Certamente que começavam a preocupar-se com a coisa pública (res pública) e não em andarem a fazer fantochadas!
Bela lição parece estar a ocorrer na Islândia onde o primeiro-ministro (ou presidente não tenho a certeza) foi citado para responder em tribunal por ter conduzido o país para a situação em que ele se encontra. Aliás essa deveria ser a prática universal e não haveria tantos ditadores como o Mobotu e outros que durante tanto tempo se encheram e continuam a encher à custa dos respectivos povos!
Por cá parece que se faz o contrário! Um diploma que tem por fim acautelar o equilíbrio financeiro e económico do país é exactamente o que autoriza os desmandos que até podem chegar ao roubo, ou como se diz juridicamente ao peculato. Ao fim e ao cabo, são todos da mesma estirpe e por isso mesmo eles protegem-se!

Sem comentários: