3.10.10

HUMILDADE OU INCOMPETÊNCIA?

Corre na Internet a notícia que a partir de amanhã o PSD, "abrirá" o seu espaço virtual para permitir a todos e quaisquer cidadãos que se expressem, sobre o modo de resolver os problemas económico-financeiros do Estado, ou seja apresentem o seu contributo contra a crise, através de opiniões que serão (todas) analisadas por aquela força política!
Digamos que em termos gerais esta poderia ser uma proposta louvável e de enaltecer, não fora o caso dos partidos políticos terem responsabilidades acrescidas quer na condução dos destinos do país quer na situação a que ele chegou. Estaríamos (quem a isso se disponha) pois a colaborar num género de "Estados Gerais" virtual e com a característica de ser mais abrangente, pois não se limitaria a um grupo de "supostos" sábios a debitarem teorias que já fizeram escola e algumas delas muito mal fizeram ao mundo em que vivemos.
Aliás há uns anos para cá, os dois partidos de poder (PS e PSD), têm-se fartado de anunciar a necessidade de ouvir e cativar a sociedade civil, termo tão desajustado quão incongruente, pois os partidos são parte integrante de tal sociedade civil (se quisermos apadrinhar o termo)! Tudo se tem mostrado uma falácia e um logro, ou antes uma autêntica burla porque tal espaço tem apenas constituído campo de recrutamento de novos militantes que depois nem sabem onde as suas ideias vão parar (possivelmente ao caixote do lixo).
Poderia entender-se a iniciativa tomada como uma demonstração de humildade em que os grandes "cérebros" chegaram à conclusão que afinal são menos inteligentes do que pensam e daquilo porque se fazem passar! No entanto, também pode ser uma prova da incompetência dos dirigentes do partido para observar, estudar, analisar e concluir quais as medidas a utilizar para dar novo rumo ao país. Ora num e noutro caso quer dizer que se de facto não são tão inteligentes devem dar o lugar a quem seja, se são incompetentes, devem dar o lugar a quem não o seja.
De um ou de outro modo, só mostram que não prestam, como não prestam muitos membros e deputados dos outros partidos do espectro parlamentar. Tenham a coragem de dar o lugar a outros e fazer um favor ao país! Por humidade ou incompetência!

Sem comentários: