8.11.10

ESTRATÉGIA

Quase todas as pessoas sabem que um dos grandes mestres da Estratégia foi chinês! Deu pelo nome de Sun Tzu e viveu no século IV antes de Cristo. A sua memorável obra "A Arte da Guerra" ao longo de muitos séculos foi seguida pelos mais importantes generais e nas últimas décadas foi resgatado pelos gestores que adaptaram aos negócios, os princípios que nesse livro estão inscritos com uma função beligerante.
Não sei, por enquanto, e estou ciente que poucos saberão plenamente, quais as vantagens que o nosso país vai tirar dos acordos ontem estabelecidos a vários níveis com os chineses. No entanto não é uma circunstância nova. Digamos que chineses e portugueses renovaram um acordo que já lhes trouxe vantagens no século XVI, quando a China reconheceu e deu autorização aos portugueses para ocuparem Macau. A braços com a pirataria, os chineses acolheram os navios e tropas portuguesas como um modo de travar a entrada dos inimigos por aquela península, ao passo que os portugueses ganharam preponderândia naquela região do globo.
Agora os portugueses a braços com os "piratas" financeiros, abrem-se à chegada dos chineses (parece que vão explorar o porto de Sines) a troco da compra da dívida pública. Quer dizer que os portugueses vão desta feita ganhar alguma protecção ao passo que os chineses passam a ter uma costa atlântica inteira para entrar na Europa, e nalguns dos países de expressão portuguesa... além de ficarem mais perto dos Estados Unidos da América e da Inglaterra. A mesma Estratégia, em tempos diferentes, mas com os mesmos actores!

Sem comentários: