4.11.10

UMAS BOAS... OUTRAS MÁS

Um dia após a aprovação do Orçamento Geral do Estado para 2011, com a abstenção do PSD, o voto favorável do PS e contra de toda a restante oposição, as notícias por cá, vão variando entre as boas e as más, enquanto pela Europa continuam a surgir encomendas contendo engenhos explosivos e com destinatários muito precisos.
Tinha-se como certo que a aprovação do orçamento, constituiria o meio de acalmar os mercados e dessa forma os juros sobre a divida pública portuguesa iriam sofrer uma baixa, ora se olharmos para os indicadores que têm sido divulgados durante a manhã, chega-se à conclusão que não é assim, pois os juros atingiram um nível recorde! Quer isto dizer, que este facto não tem nada a ver com a economia nem com a estabilidade orçamenta, outros interesses se jogam em diversos tabuleiros e a União Europeia continua a assobiar para o lado, alimentando essas sanguessugas e seus respectivos mentores. Esta é a notícia má!
Por outro lado o governo português decidiu, tal como prometera (e depois recuara) acabar com a acumulação das pensões com os vencimentos, usufruídos pelos detentores de cargos públicos e pelos funcionários públicos, numa atitude que não é só de aplaudir como é da mais inteira justiça, tal como será um modo de repor alguma credibilidade e sensatez no quadro até aqui existente, e que de algum modo poderá ajudar a baixar o deficit! Aqui está a boa notícia!

Sem comentários: