15.8.10

BICICLETAS E BOLA

Desde novo me recordo destas duas imagens, a bicicleta e a bola. Uma e outra como elementos de um desporto que fazia vibrar os miúdos. Bola quase todos tínhamos e era à sua volta que passávamos a maior parte do tempo de lazer, bicicleta era para os mais endinheirados, pois o seu preço não era nada convidativo. Eu tive a primeira com quinze anos, e numa manhã ao fim de três quedas seguidas já sabia andar, claro ainda com alguns tremeliques... mas já não caía.
Mas as bicicletas que me seduziam mesmo era do ciclismo, da Volta a Portugal que passava todos os anos pela minha cidade e porque a aldeia onde nasci ficava aí a uns três quilómetros e ficava no trajecto da estrada nacional, era ver a malta a aplaudir os homens da bicicleta. Homens e mulheres, garotas e garotas vínhamos para a borda da estrada bater palma e gritar para gente como o Agostinho, o Venceslau, Américo Silva, Leonel Miranda.
Já a bola, tinha a ver com o futebol, e o União de Tomar, na 1ª Divisão, a defrontar o Benfica de Eusébio, o Sporting do Yazalde ou o Porto do Cubillas. Primeiro acompanhando o meu pai e mais tarde já sozinho, mas espreitando sempre uma borla, lá ia eu todos os domingos vibrar durante alguns minutos, e embora fosse uma coisa quase exclusivas de homens também lá iam algumas mulheres. Um dia uma senhora fazia "crochet" na bancada, toda entretida, sem ligar ao que se passava no campo eis que entretanto um grande alarido: "é penalty", e ela levantou-se de repente e gritou para o campo: "seu filho da puta não viu que foi penalty". Esta é talvez a coisa mais engraçada que me lembro desses tempos.
Mas vem isto hoje à conversa, porque acabou a 72ª edição da Volta a Portugal e começou mais um Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão (estou-me borrifando para os outros nomes) e claro, senti saudades das Bicicletas e Bolas de outros tempos!

Sem comentários: