23.8.10

EFEITOS DA CRISE?

Tomando conhecimento hoje que os Estados Unidos já não estavam interessados em instalar um campo de treinos nos Açores, para os F-22 e F-35, devido a restrições orçamentais, pensei que em outras situações igualmente de crise, as posições estratégicas dos Estados Unidos, nunca foram posta em causa pelos próprios.
Serão efeitos da crise, ou pelo contrário tudo se deve às alterações geopolíticas que se deram no final do século XX, onde se enquadra a queda do Muro de Berlim, com o consequente ruir do bloco do leste? A União Soviética não representa mais o eixo do mal, ele deslocou-se para o Médio Oriente e para o Oriente. Não que eu tenha grande simpatia pela estadia dos americanos nas Lajes, onde aliás vão continuar, pois só não irão implementar o dito campo de treinos!
É que repararmos o centro geo-estratégico de interferência dos Estados Unidos está como nunca mais a Oriente, tendo como epicentro as duas Coreias, ou o Irão (agora potência nuclear), sem que se esqueça o Paquistão e Afeganistão. Esta realidade com a hipotética saída das tropas de campanha (operacionais) do Iraque, pode muito bem levar a que num curto espaço de tempo os americanos ali instalem o tal campo de treinos, o que de certo modo serviria de dissuasor de alguma "aventura" iraniana, além de ficar relativamente próximo do posto avançado de bases americanas que é a Turquia, e mantinha a presença no Iraque por outro meio o que também desencorajaria o terrorismo da Al-Qaeda e serviria de rápido apoio a Israel se este se visse necessitado desse auxílio!
Por isso questiono, isto será um efeito da crise uma uma mudança estratégica da geopolítica norte-americana? Só o futuro dará a resposta!

Sem comentários: