25.8.10

LAVAGEM DE DINHEIRO

Segundo o mais alto responsável da ONU pelo combate ao crime e ao tráfico de droga, a maioria dos bancos só foi salva da bancarrota no momento mais crítico da crise financeira e económica que ainda decorre, porque o sistema financeiro terá recebido do mundo do narcotráfico e outras actividades ilegais, qualquer coisa como cerca de 240 milhões de euros. Esta acusação foi feita pelo italiano António Maria Costa ao "Observer".
Ainda de acordo com com as suas palavras, o seu departamento reuniu provas suficientes que o dinheiro em causa veio efectivamente do crime organizado, e sem ele alguns bancos não teriam capacidade para suprir a falta de liquidez e tinham falido. E embora aquele responsável se recuse a nomear bancos, e países, em questão parece haver estudos da própria ONU que assinalam entidades bancárias dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália e Suíça envolvidas nesta lavagem de dinheiro do mundo do crime.
Ao ter entrado no circuito normal esse dinheiro, tem agora cariz legal, pois procedeu-se à sua lavagem pela necessidade que os bancos tinham de liquidez, não se olhando, deste modo aos meios para se atingir os fins. Perante as acusações proferidas, a associação de bancos britânica já terá solicitado que fossem apresentadas provas do facto.
Seja como for, e como não há fumo sem fogo, é do conhecimento geral os milhões que o mundo do crime movimenta e para que esse dinheiro se torne legal, só mesmo através da lavagem com a sua entrada no mercado e quem está mais bem posicionado para isso são os bancos. E como a situação era dramática... já se sabe que a ocasião faz o ladrão, aqui fez a lavagem de dinheiro!

Sem comentários: