14.8.10

TRÊS MOMENTOS

Que não são bons os tempos que correm todos sabemos, não só por cá como na generalidade do planeta. Mas de qualquer forma tenhamos a sensatez de dizer que já houve ocasiões bem piores na história da humanidade e todos eles foram ultrapassados, com mais ou menos dificuldades, por isso hoje resolvi recordar aqui três momentos históricos que coincidiram com uma mudança e que ainda hoje influenciam a nossa vida. Escolhi um assunto restritamente português, outro europeu e ainda um mundial. Resumidamente, três momentos com data de 14 de Agosto.
Em 1385, as tropas portuguesas (com alguns reforços), venceram a Batalha de Aljubarrota em combate com o exército castelhano. No dia antes (13 de Agosto), as colunas de Nuno Álvares Pereira e D. João I, tinham-se reunido, antes de avançarem para norte, na minha terra (Tomar) e por isso cá existe uma rua 13 de Agosto. Mas quanto à importância da batalha, diga-se que será o momento fulcral da identificação da Portugalidade. De uma vez por todas ficou patente que seria muito difícil a parte ocidental da península se submeter ao poder do Iberismo, mas com o correr dos séculos a ameaça regressou!
A 14 de Agosto de 1945, o imperador do Japão, comunicou a rendição aos Estados Unidos da América, conferindo a esta o estatuto de vencedor da II Guerra Mundial, num conflito que se havia iniciado por Adolfo Hitler. Considerado com o momento do fim da Guerra, fez criar a ilusão de que o mundo jamais voltaria a viver conflitos armados, e esperanças nos povos para uma vida com mais igualdade. Como o tempo veio a confirmar, nem tudo se passou assim!
Em 1980, Lech Walesa, electricista de profissão e dirigente do Sindicato Solidariedade, inicia o cerco aos estaleiros de Gdansk, contra as medidas persecutórias e de repressão do governo polaco, no que terá constituído o mais forte ataque (pelo menos vencedor) contra o centralismo e intervenção soviética nos países do leste. Também aqui a esperança e ilusão substituíram a utopia então em descrédito. Mas os tempos actuais... também não são de grande júbilo.
Três momentos, em que a esperança, foi só e apenas isso, esperança que depois teve muitas ocasiões de pura desilusão.

Sem comentários: