8.8.10

PARTIDAS DO TEMPO

Enquanto por cá os incêndios devastam uma das maiores riquezas do país, a floresta, na Polónia chuvas torrenciais estão a pôr o país em alerta! para quem estudou um pouco sobre os climas (eu estudei isso em Geografia, agora acho que se chama Meio Fisíco) não fica surpreendido com o que se está a verificar no Paquistão ou na China, pois todos sabemos que naquele local do globo se vive a época das monções. Já o que se está a passar agora na Polónia e na zona mais oriental da da Alemanha é que não era de esperar. São autênticas partidas do tempo!
Por vezes quando se ouve alguns ambientalistas a falar, ficamos com a sensação de estarmos em frente a uma série de fundamentalistas... talvez seja do modo que transmitem o seu discurso, mas parece que os factos lhe estão a dar razão. Com efeito o aumento gradual das temperaturas têm-se acentuado nos últimos anos e apesar dos discursos catastróficos, continua sem se fazer nada, ou então faz-se muito pouco! Daí, que tal inoperância esteja na origem de cerca de uma dezena de mortes!
Quer o Protocolo resultante da conferência de Quioto, no Japão, sobre as questões climatéricas (por isso ficou conhecido por Protocolo de Quioto) , quer as outras iniciativas que tiveram lugar quer em África como na Europa, têm resultado sempre em dircursos flamejantes de boas vontades, mas que depois na prática, não se traduzem em nada! Teremos de sofrer muito mais partidas do tempo, para que finalmente tenhamos de dar razão aos chamados "fundamentalistas" do ambiente, e das alterações climatéricas? Parece que sim!

Sem comentários: