28.8.10

HIPOCRISIA AUTÁRQUICA

Mais uma vez volto à questão das autarquias, mas neste caso focado no tema dos presidentes de Junta e nas acusações despoletadas pela a Anafre (Associação Nacional de Freguesias) e que logo tiveram resposta por parte do governo, com respectiva contra argumentação daquela associação e acompanhada com comentários do PCP e do Bloco de Esquerda.
É certo que se uma determinada situação está prevista na lei ela deve ser cumprida, e por aqui estamos conversados quanto ao direito que cerca de 300 presidentes de Junta têm em relação ao seu vencimento. Eu não concordo, mas se é lei cumpra-se! Daí compreender em parte aquilo que a Anafre fez, denunciar o incumprimento, mas já não posso concordar com as intervenções dos comunistas e dos bloquistas, os verdadeiros criadores do mito do "poder autárquico de gestão exemplar"! Agora acompanhados pela voz da Associação dos Autarcas Sociais-Democratas. Se fossem de gestão exemplar não vinham agora com tais exigências quando o país vive a crise que vive. Por outro lado esses tais presidentes, pertencem a freguesias que na sua maioria são localizadas nas sedes dos concelhos, em que quase todo o trabalho é feito pelo município não se justificado o vencimento de mais um "vereador das licenças de cães" quando os municípios têm um quadro específico de vereadores.
Afinal o espírito altruísta dos presidentes de junta na maior parte dos casos não passa de mera "fantochada", uma hipocrisia pegada. Quando muito aqueles que nada recebem é que deveriam receber alguma coisa, pois apenas lhes cabe as senhas de presença. Aliás estou convencido que numa próxima maioria absoluta de qualquer partido esta lei irá ser revogada, pois em nome da verdadeira democracia ela não se justifica, ocorrendo na mesma ocasião a extinção das chamadas freguesias urbanas.
Quanto ao governo, não andou nem bem nem mal e sacudiu a água do capote dizendo que a culpa seria da Assembleia da República (parece que sim!) porque não previu as verbas necessárias em Orçamento de Estado para esses pagamentos. Seja como for com oito meses de atraso ou com oito anos, alguns senhores da tal "gestão exemplar" estão a mostrar a sua hipocrisia...autárquica!

Sem comentários: