24.8.10

INCONCLUSIVO

Tanto quanto me apercebi, na sequência da catástrofe ocorrida ontem no nó de Talhadas (onde passei há cerca de três semanas para ir a Maçoida), vai ser aberto um inquérito para apurar as razões e possíveis responsabilidades.
De qualquer modo, e mesmo antes do referido inquérito estar aberto, já ouvi, ontem, de uma personalidade, aos microfones de uma rádio nacional, que o mau tempo (nevoeiro e chuviscos) a que se junta algum excesso de velocidade, teriam sido os factores que originaram o choque em cadeia que "ceifou" várias vidas.
Não quero, não posso, nem tenho dados suficientes, para colocar em causa tais afirmações, o que não posso é concordar que alguém esteja a adiantar hipóteses sem o inquérito estar encerrado, porque caso venha a concluir-se que terão existido outras falhas técnicas, quer de construção, quer de sinalização, ou de qualquer outro âmbito, aquilo que foi dito ontem teve como efeito essencial esconder essas responsabilidades.
Ora, sabendo nós que a maioria dos inquéritos levados a cabo em Portugal, nunca apontam os responsáveis de qualquer incidente e que as ditas conclusões são, na maioria das vezes, "não conclusões", estamos conversados quanto ao que dali se espera. Mais mês, menos mês, por acção de algum interessado, há-de vir uma personalidade qualquer, depois de muito "espicaçado" pela comunicação social, dizer que o inquérito foi inconclusivo! Vai uma aposta?
Aliás o nosso país é mesmo inconclusivo (a não ser para nos obrigar a pagar impostos e roubar a quem trabalha)!

Sem comentários: