12.8.10

CRIMES E CRIMINOSOS

O país continua em chamas, na maior parte dos casos por razões criminosas. Por várias ordens de razão, mas uma bastante evidente é pela acção dos incendiários, e nesse caso estamos mesmo perante um crime concreto e que em muitas circunstâncias se conhece o autor. Porém este, levado a julgamento é quase sempre enviado para casa, ou porque o juiz "se está borrifando" ou porque um bom advogado lhe achou problemas psicológicos. Aqui está a segunda perspectiva de crime, ao "lavar as mãos" ou arranjado subterfúgios, a própria justiça comete um crime!
Depois a acção do Estado/governo que como não quer gastar dinheiro, não lhe interessa ter os criminosos na cadeia porque custam muitos euros por dia. Mas também porque como proprietário de muito espaço florestal não cuida dele nem acciona as medidas de prevenção, eis um crime contra o próprio país por quem deveria dar o exemplo. Depois temos a negligência dos proprietários privados que não limpam as florestas, e como o Estado age da mesma forma, por mais legislação que exista não obrigam ao seu cumprimento porque é o primeiro incumpridor.
Estes são os crimes e criminosos factuais, com responsabilidades do que se está a passar no país neste momento. Claro que nem queremos especular sobre os supostos interesses que também estarão em redor disto tudo, porque não existe suporte para o fazer, embora se diga muita coisa por aí.
Com tudo isto o que mais dói é que pessoas inocentes e dedicadas, como os bombeiros, sofram na pele tamanha desgraça, alguns pagando com a própria vida por causa de alguns criminosos que parecem rejubilar com os seus crimes!

Sem comentários: