16.12.10

UM AMIGO QUE PARTE

Trabalhava eu na área da cultura do município de Tomar quando há uns anos Carlos Pinto Coelho, fez a apresentação de um livro de fotografias e uma exposição na minha cidade. Fui um dos funcionários destacados para auxiliá-lo na montagem da exposição e de bom grado o fiz, pese embora com algum receio, pois ele era uma pessoa da televisão, e tais personagens por vezes dão uma imagem de alguma vaidade. Conhecia-o apenas de um programa que dava pelo nome de "Acontece", e por isso mesmo o admirava.
Nos três que durou o serviço, descobri uma pessoa extremamente humana, de um sentido de humor fora do vulgar, difundindo amizade como poucos. Lembro-me de o ver descalço e de lhe dizer "o doutor suja os pés" ao que me respondeu "já tenho uma razão para os lavar á noite" e num ápice "escangalhou-se" a rir. "Obrigou-me" e aos meus colegas a estar na inauguração da exposição, como convidados e não como funcionários, e apresentou-nos a pessoas como Ramalho Eanes, Fernando Pessa, Simone de Oliveira, Fernando Dacosta, entre outro nomes da cultura como seus convidados de honra.
O amigo Carlos era "doido" por fotografia, o seu grande "hobby" e paixão. Tinha milhares delas e tinha um dedo especial para a arte, eu que nunca fui dado a tal coisa "invejava-lhe" o pormenor que conseguia captar e a que beleza lhes conseguia colocar. Ficámos amigos, e mesmo com as novas tecnologias, todos os anos trocávamos postais de boas festas, se ainda me chegar um este ano será a viúva a recebê-lo!

Sem comentários: